27.09.2022
Superação: Aluno com autismo lança livro de história em quadrinhos em Duque de Caxias

A educação transforma a vida e abre as portas para um mundo de possibilidades. O aluno da Escola Municipal Santa Terezinha, Arthur Macedo, de 11 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um exemplo claro dessa afirmação.
Ele superou todas as dificuldades e escreveu o livro “Apocalypse Mortal”, uma história em quadrinhos que narra as aventuras de um herói que descobre a cura de um vírus. O lançamento, cercado de muita emoção, foi realizado nesta quarta-feira (28/09), na própria escola, e contou com a presença de colegas de turma, familiares, além dos professores e da equipe diretiva. Na ocasião, Arthur vendeu e autografou sua obra. Foram impressos 150 exemplares.
“Estou chorando de felicidade. Comecei a escrever porque eu sempre gostei de ler livros”, contou o notável escritor, visivelmente emocionado, ao lado do colega de turma, Pedro Henrique, de 11 anos, que esboçou os desenhos que ilustram o livro.
As subsecretárias de Educação Myrian Medeiros e Sônia Pegoral também prestigiaram o encontro e estavam encantadas. Elas elogiaram os educadores que realizam um trabalho de excelência e destacaram a importância do apoio da família nesse processo.
O talento de Arthur pela escrita foi descoberto graças a um trabalho desenvolvido pela professora Eliane Vieira.
“Começamos com um projeto de leituras compartilhadas em sala de aula. Daí, ele começou a trazer os próprios textos para ler. Foi quando percebi o seu potencial e levei parte desse material, já que é uma saga que conta com cinco edições, para digitar em casa. A partir daí, busquei ajuda para fazer a diagramação e a finalização do livro até chegar aqui”, orgulha-se a professora.
A mãe do Arthur, Geovana Santos, é enfática no seu agradecimento:
“Além do meu incentivo, a escola foi primordial para ele. Quando eu o matriculei aqui, sabia que davam um bom suporte, mas não imaginava que fosse tão grande. Esse projeto mudou a vida do meu filho. Hoje, ele nem aceita mais faltar aula”, contou a mãe, que estava acompanhada do pai, dos avós e da tia do menino.
19.09.2022
Rainha Elizabeth II é sepultada em Windsor

Rainha Elizabeth II foi sepultada, nesta segunda-feira (19), junto aos corpos de seus pais, irmã e marido, em uma capela da igreja do Castelo de Windsor, encerrando as homenagens fúnebres à rainha falecida há 11 dias.
"A rainha foi enterrada junto do duque de Edimburgo, na capela do memorial do rei George VI", em uma cerimônia privada reservada aos familiares mais próximos, anunciou a família real britânica em nota difundida em seu site oficial.
Fonte EBC
14.09.2022
CÂMARA DE DUQUE DE CAXIAS INCENTIVA CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA CÃES
Na sessão ordinária de 13 de setembro, os vereadores da Câmara de Duque de Caxias solicitaram, por meio de indicação, diversas melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, entre outras. As matérias foram lidas no Expediente do Dia pelo vereador Nivan Almeida (PT), a pedido do presidente Celso do Alba (MDB).
Como questão de saúde pública, a vereadora Delza de Oliveira (Patriota) sugeriu ao Poder Executivo a realização da campanha de conscientização “Cinomose mata”, com objetivo de evitar o aumento dessa doença infectocontagiosa que atinge cães, além de conscientizar a população sobre a importância de cumprir o calendário vacinal dos animais de estimação.
Já as iniciativas dos vereadores Marcos Tavares (PDT) e Nivan Almeida estiveram voltadas à educação, como a sugestão de reforma da escola Caminhos do Futuro, no bairro Sarapuí, e a construção de escola municipal no 3º distrito para ampliar a quantidade de vagas do ensino fundamental na região, respectivamente.
Entre as demais indicações, o vereador Valdecy Nunes (Patriota) solicitou o recapeamento asfáltico em ruas do bairro Campos Elíseos; a vereadora Deisi do Seu Dino (União Brasil) pediu a realização de limpeza no canal Zumbi dos Palmares, localizado no bairro Pilar; e a vereadora Rosinha Lima (MDB) sugeriu a instalação de rampas de acessibilidade na Rua 13, bairro Vila Operária, visando facilitar a locomoção de idosos e pessoas com deficiência.
Ainda no Expediente do Dia, foram lidos os requerimentos dos vereadores Alex da Juliana do Táxi (MDB), Celso do Alba, Deisi do Seu Dino, Michel Vila Nova (PSDB) e Nivan Almeida, que concedem moção de aplausos a cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município.
15.09.2022
Polícia Rodoviária Federal recupera carga de queijo avaliada em R$ 300 mil reais em Duque de Caxias
Mais de R$ 300 mil reais em queijos recuperados, foi assim a apreensão que a Polícia Rodoviária Federal realizada na tarde de quarta-feira (14). O caminhão contendo a carga havia sido roubado na BR 040 e levado, com seu motorista, para uma comunidade de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.
A operação foi realizada pela equipes especializadas do Núcleo de Operações Especiais (NOE-RJ), Grupo de Patrulhamento Tático (GPT-RJ) e Comando de Operações Especiais (COE-SE).
Os criminosos ao avistarem os policiais não hesitaram e partiram para o confronto.
Um bandido foi baleado e o restante fugiu para edificações e áreas de mata na localidade. Junto com o ferido, socorrido ao hospital de Saracuruna, uma espingarda calibre 12 municiada com 4 munições, além de uma já disparada, e um rádio comunicador foram encontrados.
Da redação
12.09.2022
Brasil registrou 38 mortes e 5,3 mil novos casos de covid-19

Em 24 horas, foram registrados 5.332 novos casos de covid-19 no Brasil. No mesmo período, houve 38 mortes provocadas pelo vírus. O Brasil soma desde o início da pandemia 684.898 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (12), em Brasília, pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 34.533.957.
Ainda segundo o boletim, 33.651.811 pessoas se recuperaram da doença e 197.248 casos estão em acompanhamento. No levantamento de hoje, não consta atualização dos dados de morte em Mato Grosso do Sul.
Segundo os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos, com 6,05 milhões, seguido por Minas Gerais (3,87 milhões) e Paraná (2,74 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (149,4 mil). Em seguida, aparecem Roraima (174,9 mil) e Amapá (178,2 mil).
Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (174.348), seguido de Rio de Janeiro (75.559) e Minas Gerais (63.665). O menor total de mortes situa-se no Acre (2.027), Amapá (2.159) e Roraima (2.173).
Até hoje, foram aplicadas 480,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 179,52 milhões com a primeira dose e 160,85 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,99 milhões de pessoas. Outras 101,36 milhões já receberam a primeira dose de reforço, e 28,73 milhões receberam a segunda dose de reforço.
Fonte: EBC
22.08.2022
CEAM Japeri discute avanços da Lei Maria da Penha

Os Avanços e Desafios da Lei Maria da Penha foram discutidos na tarde desta segunda-feira (22), por uma rede de proteção composta por representantes da delegacia especializada (DEAM), Patrulha Maria da Penha, Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e outras instituições.
Em Japeri, entre os serviços mais procurados no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) é o de psicologia, embora também sejam oferecidos os serviços jurídicos e de assistência social.
A rede de assistência às mulheres vítimas foi apontada como a principal força para garantia dos direitos das mulheres vítimas. Dentre as falas, o empoderamento por meio da saúde, trabalho e qualificação são apontadas para que a mulher saia do ciclo de violência.
Para a ativista e membro do CEDIM, Helena Piragibe, é preciso que os municípios avancem na implementação de políticas públicas. Ela falou ainda da importância de se reforçar o Agosto Lilás, mês da criação da Lei Maria da Penha. “O Município tem que conhecer as mulheres destinatárias das políticas públicas para poder avançar. Uma delas é a questão da masculinidade tóxica e a cultura patriarcal, onde os meninos não podem lavar uma louça, por exemplo”, disse a ativista.
Também participaram do evento Sônia Lopes dos Centro Integrado de Atendimento à Mulher-, Nova Iguaçu e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Japeri.
15.08.2022
Vereador de Duque de Caxias-RJ fica no cargo até julgamento de recurso

O vereador de Duque de Caxias-RJ Marcos Fernandes de Araújo permanecerá no cargo até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue recurso que apresentou contra a perda de seu mandato por suposta infidelidade partidária. O ministro Arnaldo Versiani (foto) concedeu liminar, em ação cautelar, para suspender decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que decretou a perda do mandato do vereador por entender que o parlamentar não apresentou justa causa para se desfiliar do Democratas, conforme exige a Resolução 22.610 do TSE.
A Resolução 22.610 estabelece que o parlamentar deve apresentar justa causa para deixar o partido pelo qual se elegeu. O artigo 1º da norma diz que ocorre justa causa nos seguintes casos: incorporação ou fusão de partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; ou grave discriminação pessoal.
Afirma o vereador na ação cautelar que demonstrou ter sofrido perseguição política no partido, o que foi motivo justo para a sua saída da legenda. Além disso, sustenta que o autor da ação de perda de mandato contra ele não tem legitimidade para o seu ajuizamento, por ser o oitavo suplente à vaga.
O ministro Arnaldo Versiani informa, em sua decisão, que o vereador aponta como justa causa para deixar o Democratas, entre outras alegações, carta do próprio partido autorizando a sua desfiliação.
No entanto, o TRE do Rio de Janeiro concluiu que "a mera declaração do partido político”, sem a comprovação da existência da justa causa, “não confere ao ocupante do cargo eletivo a possibilidade de se desfiliar, com a manutenção do mandato".
Ao deferir a liminar, o ministro Arnaldo Versiani diz que são plausíveis os argumentos apresentados pelo vereador. O relator lembra que a jurisprudência do TSE é a de que, “havendo consonância do partido quanto à existência de fatos que justifiquem a desfiliação partidária, não há razão para não se declarar a existência de justa causa”.
Fonte: TSE